UMA ÉTICA GLOBAL

O caminho da irmandade é mais precioso
 do que qualquer ideologia ou religião.
 
Tudo, até mesmo Buda, está mudando e evoluindo sempre. Graças a nossa prática de olhar em profundidade, podemos compreender que os sofrimentos do nosso tempo são diferentes daqueles do tempo de Sidarta, e, por conseguinte, os métodos de prática devem também ser diferentes. É por isso que o Buda dentro de nós também precisa evoluir, para ser relevante para o nosso tempo.

A Buda de nosso tempo pode usar um telefone, até mesmo um celular, mas ela está livre daquele celular. A Buda de nosso tempo sabe como ajudar a impedir os danos ecológicos e o aquecimento global; ela não destruirá a beleza do planeta ou desperdiçará todo o tempo dela competindo com outras pessoas.

A Buda de nosso tempo quer oferecer ao mundo uma ética global, para que todos possam concordar com um bom caminho a seguir. Harmonia global é impossível se não tivermos uma ética global. A Buda de nosso tempo quer restaurar a harmonia, cultivar a irmandade e proteger todas as espécies do planeta, impedir a desflorestamento e reduzir a emissão de gases tóxicos.

Como você é uma continuação de o Buda, você pode oferecer ao mundo um caminho que possa impedir a destruição do ecossistema, que possa reduzir a quantidade de violência e desespero. Seria muito bondoso de sua parte ajudar Buda a continuar realizando o que ele iniciou há dois mil e seiscentos anos atrás.

O nosso planeta Terra tem uma variedade de vida e cada espécie depende de todas as outras espécies para ser capaz de se manifestar e continuar. Não existimos somente do lado de fora do outro, mas também dentro do outro. É muito importante sustentar a Terra em nossos braços e em nossos corações, preservar o lindo planeta e proteger todas as espécies. O Sutra do Lótus menciona o nome de uma bodisatva especial, Dharanimdhara, ou a Portadora da Terra, como alguém que preserva e protege a Terra.

A Bodisatva Portadora da Terra é a energia que está nos sustentando em conjunto como um organismo. Ela é um tipo de engenheira ou de arquiteta cuja tarefa é a de criar espaço para vivermos nele, construir pontes para atravessarmos de um lado a outro, construir estradas para que possamos ir de encontro às pessoas que amamos. A tarefa dela é a de promover a comunicação entre seres humanos e outras espécies e proteger o ambiente. Diz-se que quando Buda tentou visitar Mahamaya, a mãe dele, que tinha falecido, Dharanimdhara foi quem construiu a estrada que ele percorreu. Embora a Bodisatva Portadora da Terra seja mencionada no Sutra do Lótus, ela não possui um capítulo só dela. Devemos reconhecer esta bodisatva para colaborar com ela. Devemos todos ajudar na criação de um novo capítulo para ela, pois, nesta era de globalização, uma Portadora da Terra é muito imprescindível.

Quando você contempla uma laranja, você vê que tudo naquela laranja participa no feitio da laranja. Não só os bagos da laranja pertencem à laranja, a casca e as sementes também são partes da laranja. É isso que chamamos de aspecto universal da laranja. Tudo na laranja é laranja, mas a casca continua sendo casca, a semente continua sendo semente, e os bagos continuam sendo bagos de laranja. O mesmo acontece com o nosso globo. Embora tenhamos nos tornado uma comunidade global, os franceses continuam sendo franceses, os japoneses continuam sendo japoneses, os budistas continuam sendo budistas e os cristãos continuam sendo cristãos. A casca da laranja continua sendo casa e os bagos continuam sendo bagos; bagos não têm que se transformar em casca para que haja harmonia.

No entanto, é impossível haver harmonia se não tivermos uma ética global, e a ética global que o Buda delineou são os Cinco Treinamentos da Consciência Plena. Os cinco treinamentos da consciência plena são o caminho que devemos seguir nesta era de crise global, porque eles são a prática da irmandade, da compreensão e do amor, e são práticas que nos protegem e protegem nosso planeta. Estes treinos são realizações concretas da mente consciente. Eles não são sectários, não carregam marca alguma de religião, raça ou ideologia; a natureza deles é universal. Dizemos sempre que não é necessário que as pessoas se considerem budistas para praticá-los. Você pode adotá-los sendo um cristão, judeu ou mulçumano, ou um cidadão francês, japonês, chinês ou americano. Tudo o que tem a capacidade de nos trazer consciência, tudo o que pode gerar compreensão, aceitação mútua e amor é parte do budismo, mesmo que termos budistas não estejam presentes. Você também pode inspirar os seus amigos a retornarem às raízes deles e descobrir o equivalente aos cinco treinamentos da consciência plena na própria tradição deles, seja islamismo, judaísmo, cristianismo ou qualquer outra tradição.

Quando você pratica os cinco treinamentos da consciência plena, você se torna um bodisatva ajudando a criar harmonia, a proteger o ambiente, a salvaguardar a paz e cultivar irmandade. Você não apenas salvaguarda as belezas da sua própria cultura, mas também as de outras culturas, e todas as belezas da Terra. Com os cinco treinamentos da consciência plena no seu coração você já está no caminho da transformação e cura.
______________________________________________________________________
OS CINCO TREINAMENTOS DA CONSCIÊNCIA PLENA NT
______________________________________________________________________

1. Respeito à vida
Ciente do sofrimento causado pela destruição da vida eu me comprometo a cultivar a compreensão profunda do interser e da compaixão, e aprender meios de proteger as vidas de pessoas, animais, plantas e minerais. Estou determinado (a) a não matar, a não permitir que outros matem, e não apoiar qualquer ato de matança no mundo, no meu pensamento ou modo de vida. Vendo que ações danosas surgem da raiva, medo, ganância e intolerância, que por sua vez surgem do pensamento discriminativo, eu cultivarei abertura, indiscriminação, e desapego a visões para transformar violência, fanatismo e dogmatismo em mim mesmo e no mundo.

2. Felicidade Verdadeira
Ciente do sofrimento causado pela exploração, injustiça social, roubo e opressão, comprometo-me a praticar a generosidade em meu pensamento, palavra e ação. Estou determinado (a) a não roubar e não possuir qualquer coisa que deveria pertencer aos outros, e partilharei o meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que estão necessitados. Praticarei a consciência profunda para compreender que a felicidade e sofrimento dos outros não estão separados da minha própria felicidade e sofrimento; que a verdadeira felicidade não é possível sem compreensão e compaixão; e que correr atrás de riqueza, fama e poder e prazeres sexuais pode trazer muito sofrimento e desespero. Estou ciente de que a felicidade depende de minha atitude mental e não de condições externas, e que eu posso viver alegremente no momento presente simplesmente lembrando que eu já tenho condições mais do que suficientes para ser feliz. Estou comprometido a praticar o Modo de Vida Correto para que eu possa ajudar a reduzir o sofrimento dos seres vivos sobre a Terra e reverter o processo de aquecimento global.

3. Amor Verdadeiro
Ciente do sofrimento causado pela má conduta sexual, eu me comprometo a cultivar responsabilidade e aprender formas de proteger a segurança e integridade dos indivíduos, casais, famílias e sociedade. Sabendo que o desejo sexual não é amor, e que a atividade sexual motivada por ânsia sempre prejudica tanto a mim como aos outros, estou determinado (a) a não me engajar em relações sexuais sem amor verdadeiro e um compromisso duradouro levado ao conhecimento dos meus familiares e amigos. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para proteger as crianças de abuso sexual e impedir que casais e famílias se separem devido à má conduta sexual. Compreendendo que corpo e mente é uno, comprometo-me a aprender formas apropriadas de cuidar da minha energia sexual e cultivar a bondade amorosa, compaixão, alegria e inclusão – que são os quatro elementos básicos do amor verdadeiro – para que eu e os outros desfrutemos de uma felicidade maior. Praticando o amor verdadeiro, sabemos que continuaremos lindamente em direção ao futuro.

4. Fala amorosa e escuta profunda
Ciente do sofrimento causado pela fala descuidada e inabilidade de escutar os outros, comprometo-me a cultivar a fala amorosa e a escuta compassiva para aliviar o sofrimento e promover a reconciliação e a paz dentro de mim de outras pessoas, grupos étnicos, religiosos e nações. Sabendo que palavras podem criar felicidade ou sofrimento, comprometo-me a falar verdadeiramente usando palavras que inspirem confiança, alegria e esperança. Estou determinado (a) a não falar quando a raiva estiver manifesta dentro de mim. Praticarei a respiração e o caminhar consciente para reconhecer e ter consciência profunda da minha raiva. Sei que as raízes da raiva podem ser encontradas em minhas percepções errôneas e incompreensão do sofrimento em mim e na outra pessoa. Falarei e ouvirei de um modo que possa ajudar a mim e a outra pessoa a transformar o sofrimento e encontrar uma saída às situações difíceis. Estou determinado (a) a não espalhar notícias que não sei se são verídicas, e a não proferir palavras que possam causar divisão ou discórdia. Praticarei a Diligência Correta para nutrir minha capacidade de compreensão, amor alegria e inclusão, e gradualmente transformar a raiva, a violência e o medo que repousam nas profundezas da minha consciência.

5. Nutrição e cura
Ciente do sofrimento causado pelo consumo irrefletido, eu me comprometo a cultivar saúde física e mental, para mim, minha família e sociedade, ao comer, beber e consumir conscientemente. Praticarei a contemplação profunda de como estou consumindo Os Quatro Tipos de Nutrientes: alimentos comestíveis, impressões sensoriais, volição e consciência. Estou determinado (a) a não participar de jogos de azar, ou usar bebidas alcoólicas, drogas ou quaisquer outros produtos que contenham toxinas, como alguns websites, jogos eletrônicos, programas de televisão, filmes, revistas, livros e conversas. Praticarei retornando ao momento presente para estar em contato com os elementos revigorantes, saudáveis e nutritivos dentro de mim e à minha volta, não permitindo que remorsos e aflições me arrastem de volta ao passado, e não permitindo que ansiedades, medos ou desejos ardentes me levem pra fora do momento presente. Estou determinado (a) a não tentar encobrir a solidão, ansiedade ou outro sofrimento me entregando ao consumo. Contemplarei o interser e consumirei de um modo que preserve paz, alegria e bem estar no meu corpo e consciência, e no corpo e consciência coletiva da minha família, sociedade e da Terra.

No primeiro treinamento nos determinamos a apreciar toda vida existente na Terra e a não apoiar quaisquer atos de matança. No segundo treinamento nos empenhamos a praticar a generosidade e a não apoiar injustiça social e opressão. No terceiro treinamento, comprometemo-nos a nos comportar responsavelmente em nossos relacionamentos e a não nos envolver em má conduta sexual. O quarto treinamento requer que pratiquemos a fala amorosa e a escuta profunda para aliviar o sofrimento nosso e dos outros.
A prática do consumo consciente e alimentação consciente é objeto do quinto treinamento da consciência plena. Este quinto treinamento é o caminho de saída da situação difícil que o nosso mundo se encontra. Quando praticamos o quinto treinamento, identificamos exatamente o que devemos consumir e não consumir para manter saudáveis nossos corpos, nossas mentes e a Terra, e a não causar sofrimento a nós mesmos e aos outros. O consumo consciente é o método para nos curar e curar o mundo. Enquanto família espiritual e humana, todos nós podemos evitar o aquecimento global seguindo esta prática. Devemos nos tornar cientes da presença da bodisatva Portadora da Terra em cada um de nós. Devemos nos tornar as mãos e os braços da Portadora da Terra para sermos capaz de agir rapidamente.
Você pode ter ouvido que Deus está dentro de nós, ou que Buda está dentro de nós. Mas para a maioria de nós esta é uma noção abstrata. Temos uma idéia tão vaga daquilo que Buda ou Deus realmente é. Na tradição budista, Buda mora dentro de nós enquanto energia – a energia da consciência plena, a energia da concentração, e a energia do discernimento – que fará surgir compreensão, compaixão, amor, alegria, sentimento de amizade e indiscriminação. Alguns dos nossos amigos da tradição cristã falam do Espírito Santo como sendo a energia de Deus. Onde quer que o Espírito Santo esteja, existe cura e amor. Podemos falar da mesma maneira sobre a mente consciente, concentração e discernimento. A energia da mente consciente, concentração e discernimento fazem surgir compreensão, compaixão, perdão, alegria, transformação e cura. Esta é a energia de Buda. Se esta energia reside em você, você é uma ou um Buda, pelo menos naquele momento. E esta energia pode ser cultivada e pode se manifestar plenamente em você.
§¡§¡§


NT O texto dos Cinco Treinamentos da Consciência aqui apresentado é a versão atualizada e divulgado em julho 2009 no site www.plumvillage.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário