PRÁTICAS PARA VIVER CONSCIENTE

Gathas da Terra: meditações para a vida diária


Os gathas nos ajudam a praticar a consciência plena na vida cotidiana e olhar profundamente. A recitação destes concisos versos trará consciência, paz e alegria às atividades simples que não valorizamos devidamente, tais como: comer uma refeição, lavar as mãos, jogar fora o lixo. As imagens são todas reais e práticas. Você poderia até mesmo tentar criar os seus próprios gathas para as ações que são importantes para você, como andar de bicicleta, por um cálido lenço, levar o seu cão para passear. Os gathas nos lembram que, todos os dias, a Terra nos proporciona dádivas preciosas.


Dando o primeiro passo do dia
Andar sobre a Terra é um milagre!
Cada passo consciente revela o maravilhoso Darmakaya.


Este poema pode ser recitado logo que nos levantamos da cama e nossos pés tocam o chão. Também pode ser usado durante a meditação caminhando ou a qualquer momento que nos levantamos e andamos. Darmakaya literalmente significa o “corpo” (kaya) dos ensinamentos de Buda (Darma), o caminho da compreensão e amor. Antes de falecer, Buda disse aos seus discípulos: “somente o meu corpo físico morrerá. O meu corpo Dármico permanecerá com vocês para sempre.” Darmakaya também significa “a essência de tudo o que existe”. Todos os fenômenos – a canção de um pássaro, o calor dos raios do sol, uma xícara de chá quente – são manifestações do Darmakaya. Nós, também, temos a mesma natureza dessas maravilhas do universo. Não temos que andar pelo ar ou sobre a água para experimentar um milagre, o verdadeiro milagre é estar desperto no momento presente. Andando sobre a verde Terra, compreendemos a maravilha de estar vivo. Quando dermos passos como este, o sol do Darmakaya brilhará.


Abrindo a torneira
A água flui a partir de fontes do alto da montanha.
A água corre nas profundezas da Terra.
Milagrosamente, a água chega até nós e sustenta toda a vida.


Mesmo que saibamos a fonte de nossa água, freqüentemente não valorizamos a sua aparição. Mas água é o que torna possível toda a vida sobre a Terra. Nossos corpos são mais de setenta por cento de água. Por causa da água, frutas e vegetais crescem e temos comida suficiente para comer. Água é um bom amigo, um bodisatva que nutre milhares de espécies na Terra. Seus benefícios são infinitos. Recitar este gatha antes de abrir a torneira ou beber um copo de água nos capacita a ver a torrente de água fresca dentro de nossos próprios corações, assim nos sentimos completamente refrescados. Celebrar a dádiva da água é cultivar a consciência e ajudar a manter a nossa vida e as vidas dos outros.


Lavando as mãos
A água derrama sobre estas mãos.
Que eu possa usá-la habilmente
para preservar o nosso precioso planeta.


Nosso precioso planeta está ameaçado. Estamos exaurindo seus recursos e poluindo os seus rios, lagos e oceanos, destruindo os habitats de muitas espécies, incluindo a nossa própria. Estamos destruindo as florestas, o solo, o ar, e a camada de ozônio. Por causa de nossa ignorância e medos, nosso planeta pode ser destruído enquanto um ambiente hospitaleiro à vida humana. A Terra armazena água, e água dá vida. Observe suas mãos enquanto a água corre sobre elas. Você tem discernimento suficiente para preservar e proteger este lindo planeta, nossa Mãe Terra?


Olhando para o prato vazio
Meu prato, agora vazio,
Logo mais estará cheio de comida preciosa.
Seres em toda parte da Terra estão lutando para viver.
Quão afortunado eu sou de ter o suficiente para comer.


Quando muitas pessoas nesta Terra olham para um prato vazio, sabem que seus pratos continuarão vazios por muito tempo. Portanto, é importante honrar tanto o prato vazio quanto o prato cheio. Somos gratos de ter alimento para comer, e com este gatha, podemos nos comprometer a encontrar meios de ajudar àqueles que estão famintos.


Servindo a comida
Neste alimento,
Vejo claramente
Todo o universo
Sustentando a minha existência.


Quando olhamos para o nosso prato, cheio de comida cheirosa e apetitosa, deveríamos estar cientes da dor amarga das pessoas que sofrem passando fome e má nutrição. Olhando para o nosso prato, podemos ver a Mãe Terra, os trabalhadores da fazenda, e a tragédia da distribuição desigual dos bens. Nós que vivemos na América do Norte e Europa estamos acostumados a comer alimentos importados de outros países, seja o café Colombiano, chocolate de Ghana, ou o cheiroso arroz da Tailândia. Muitas crianças nestes países, exceto àquelas de famílias ricas, nunca vêm os produtos de excelente qualidade que são separados para serem exportados para trazer divisas ao país. Antes de uma refeição, podemos unir as mãos com consciência plena e pensar sobre àqueles que não têm o suficiente para comer. Respiramos três vezes lentamente e conscientemente e recitamos este gatha. Fazer isto nos ajuda a manter a consciência plena. Possamos encontrar meios de viver com maior simplicidade para ter mais tempo e energia de mudar o sistema injusto que existe no mundo.


Tocando a Terra
A Terra nos dá a vida e nos nutre.
A Terra nos leva de volta novamente.
Nascemos e morremos a cada respiração.


A Terra é nossa mãe. Toda vida surge dela e é nutrida por ela. Cada um de nós é filho da Terra e, algum dia, a Terra nos levará de volta para ela. De fato, estamos continuamente nascendo e retornando ao âmago da Terra. Nós que praticamos meditação deveríamos ser capazes de ver nascimento e morte em cada respiração. Tocar a Terra, permitindo seus dedos sentir o solo, e jardinar são maravilhosas atividades restauradoras. Se você mora na cidade, pode não ter muitas oportunidades de capinar o solo, plantar vegetais, ou cuidar de flores. Mas você ainda pode encontrar e apreciar um pequeno pedaço de grama ou terra e cuidar dela. Estar em contato com a Mãe Terra é uma forma maravilhosa de preservar sua saúde mental.


Aguando o jardim
A água e o sol
Esverdeiam estas plantas.
Quando a chuva da compaixão cai
Até mesmo um deserto se torna uma planície fértil.


A água é o bálsamo da compaixão. Ela tem o poder de nos restaurar para a vida. A chuva aviva a colheita e protege as pessoas da fome. A Bodisatva da Compaixão é freqüentemente pintada segurando um vaso de água na mão esquerda, e ramos de salgueiro na direita. Ela salpica compaixão, como gotas de água nutritivas, para revitalizar corações cansados e mentes fracas do sofrimento. Aguando o jardim, a chuva compassiva cai sobre as plantas. Quando damos água às plantas, oferecemo-la para toda a Terra. Quando aguamos as plantas, se conversarmos com elas, nós estaremos falando conosco também. Existimos relacionados a todos os outros fenômenos. O sentimento de alienação surgiu hoje entre tantas pessoas porque lhes falta consciência da interconexão de todas as coisas. Não podemos nos separar da sociedade ou de qualquer outra coisa. Isto está assim, porque àquilo está daquele jeito é uma frase retirada dos sutras, que sumariza o princípio da inter-relação. Aguar plantas e experienciar compaixão e interconexão são práticas maravilhosas de meditação.


Reciclando
No lixo eu vejo a rosa.
Na rosa eu vejo o lixo.
Tudo está em transformação.
Até mesmo a permanência é impermanente.


Toda vez que jogamos algo fora, seja na lixeira de restos orgânicos ou de lixo industriais recicláveis, aquilo pode cheirar mal. Matéria orgânica se decompondo cheira terrivelmente. Mas ela também pode ser transformada em um rico adubo para fertilizar o jardim. A fragrante rosa e o lixo fedorento são dois lados de uma mesma existência. Sem um o outro não pode existir. Tudo está em transformação. A rosa que murcha depois de seis dias se tornará parte do lixo. Depois de seis meses o lixo é transformado em flor. Quando falamos de impermanência, compreendemos que tudo está em transformação. Isto se torna aquilo, e aquilo se torna isto. Olhando profundamente, podemos contemplar uma coisa e ver tudo o mais nela. Não somos perturbados pela mudança quando vemos a interconexão e continuidade de todas as coisas. Não que a vida de algum indivíduo seja permanente, mas a própria vida continua. Quando nos identificamos com a vida e vamos além dos limites de uma identidade separada, podemos ser capazes de ver permanência na impermanência, ou a rosa no lixo.

Exercício de respiração: As cinco consciências


Inspirando, sei que envelhecer faz parte da minha natureza.
Expirando, sei que não consigo escapar de ficar cada vez mais velho.
Inspirando, sei que adoecer faz parte da minha natureza.
Expirando, sei que não consigo escapar da doença.
Inspirando, sei que morrer faz parte da minha natureza.
Expirando, sei que não consigo escapar da morte.
Inspirando, sei que um dia terei que largar tudo e todos àqueles a quem estimo.
Expirando, não há como levá-los juntos.
Inspirando, sei que não levo coisa alguma comigo, exceto minhas ações, pensamentos e obras.
Expirando, somente minhas ações me acompanham.

Relaxamento profundo


Descansar é uma precondição para a cura. Quando os animais selvagens se ferem, eles encontram um local para se deitar e descansam completamente durante muitos dias. Eles não pensam em comida ou outra coisa qualquer. Eles apenas descansam, e conseguem a cura que precisam. Quando nós, humanos, nos tornamos dominados pelo estresse, podemos ir até a farmácia e comprar remédios. Mas não paramos. Não sabemos como nos ajudar.


O estresse se acumula dentro do nosso corpo. A forma como comemos, bebemos e vivemos tem efeito nocivo em nosso bem-estar. Relaxamento profundo é uma oportunidade de nosso corpo repousar, curar, e ser restaurado. Relaxamos o corpo, dando atenção a cada parte de cada vez, e enviando nosso amor e carinho para cada célula.


Respiração consciente e relaxamento total do corpo podem ser feitos em casa pelo menos uma vez por dia, podendo durar vinte minutos ou mais. A sala de estar pode ser usada para praticar o relaxamento total. Um membro da família pode guiar a sessão de relaxamento total. As pessoas mais jovens podem aprender a guiar uma sessão para toda a família.


Eu acho que no século vinte e um temos que estabelecer nas escolas um salão para o relaxamento total. Se você é um professor de primeiro grau, pode dominar as técnicas e convidar seus alunos a praticarem antes da aula ou na metade da aula, nas posições sentada ou deitada. Professores e alunos podem desfrutar da respiração consciente e do relaxamento total juntos. Isso ajuda os professores a ter menos estresse e ajuda os alunos a levarem a dimensão espiritual para a escola. Se você é um médico pode dominar a técnica e ajudar os seus pacientes. Se os seus pacientes sabem a arte da respiração consciente e relaxamento total a capacidade deles se curarem aumentará e o processo de cura acontecerá mais rapidamente. Na Assembléia Nacional e Congresso, os parlamentares poderiam também praticar o relaxamento total e respiração consciente. Às vezes os debates no Parlamento podem ir até tarde da noite. Muitos membros estão estressados. Queremos que os nossos parlamentares estejam relaxados, sentindo-se bem, para tomarem as melhores decisões que podem. Esta não é uma prática sectária ou religiosa, é científica. Uma sessão de prática já pode trazer bons resultados para todos os que a praticam. É muito importante praticar o relaxamento profundo.


Se você tem problemas de sono, o relaxamento profundo pode compensar. Deitado acordado na cama, talvez você goste de praticar o relaxamento total, seguindo sua inspiração e expiração. Às vezes isso lhe ajuda a dormir. Mas mesmo que você não durma a prática ainda é muito boa porque pode lhe nutrir e permitir que você descanse. Você também pode querer ouvir lindos cânticos que ajudariam muito a soltar e nutrir. É muito importante se permitir descansar.


Quando praticamos o relaxamento profundo em grupo, uma pessoa pode guiar os exercícios usando algumas sugestões ou variações delas. Quando você pratica o relaxamento profundo sozinho, poderia gostar de gravar um exercício e segui-lo como sua prática.


Exercício de relaxamento profundo


Deite-se de costas com os braços ao longo do corpo. Acomode-se confortavelmente. Deixe o seu corpo relaxar. Esteja consciente do chão embaixo de você... e do contato do seu corpo com o assoalho. (Pausa) Deixe o seu corpo afundar no chão. (Pausa)
Torne-se ciente da sua respiração, entrando e saindo. Esteja ciente do seu abdômen subindo e descendo enquanto você inspira e expira (Pausa)... Subindo... Descendo... Subindo... Descendo. (Pausa)
Inspirando, traga a sua consciência para os seus olhos. Expirando, permita aos seus olhos relaxarem. Deixe os seus olhos afundarem para dentro de sua cabeça... Largue a tensão de todos os pequeninos músculos em volta dos seus olhos... Nossos olhos nos permitem ver um paraíso de formas e cores... Permita aos seus olhos descansarem... Envie amor e gratidão para os seus olhos... (Pausa).
Inspirando, traga sua atenção para sua boca. Expirando, deixe que sua boca relaxe. Solte a tensão em volta da sua boca... Seus lábios são pétalas de uma flor... Permita que um sorriso gentil desabroche nos seus lábios... Sorrir libera a tensão de centenas de músculos na sua face... Sinta a tensão se liberando nas suas bochechas... Seu queixo... Sua garganta... (Pausa).
Inspirando, traga sua consciência para os seus ombros. Expirando, permita aos seus ombros relaxarem. Deixe-os ir se afundando no chão... Deixe toda a tensão acumulada fluir para o chão... Nós carregamos tanta coisa em nossos ombros... Agora, deixe-os relaxarem, assim cuidamos dos nossos ombros. (Pausa)
Inspirando, torne-se consciente de seus braços. Expirando, relaxe os seus braços. Deixe os seus braços afundarem no chão... Seus braços... Cotovelos... Antebraços... Punhos... Mãos... Dedos... Todos os pequeninos músculos... Mova os seus dedos um pouco se precisar, para ajudar os músculos a relaxarem. (Pausa).
Inspirando, traga a sua atenção para o seu coração. Expirando, deixe o seu coração relaxar. (Pausa) Estivemos negligenciando nosso coração por muito tempo, pela forma como trabalhamos, comemos e administramos ansiedade e estresse... (Pausa)... Nossos corações batem dia e noite para nós... Abrace o seu coração com total consciência e ternura... Reconciliando e cuidando do seu coração. (Pausa)
Inspirando, traga a sua consciência para as suas pernas. Expirando, deixe suas pernas relaxarem. Libere todas as tensões de suas pernas... das suas coxas... joelhos... panturrilha... tornozelos... pés... dedos dos pés... todos os pequeninos músculos dos dedos dos pés... Se quiser mova um pouco os dedos dos pés para ajudá-los a relaxar... Envie o seu amor e carinho para os dedos dos seus pés. (Pausa)
Inspirando, expirando... todo o meu corpo se sente leve... como uma lentilha d’água flutuando sobre a água... Eu não tenho que ir a lugar algum... Tenho nada para fazer... Estou livre como uma nuvem flutuando no céu... (Pausa)
(Cantos ou música por alguns minutos) (Pausa)
Traga sua atenção de volta à sua respiração... ao seu abdômen subindo e descendo. (Pausa)
Seguindo sua respiração, torne-se consciente de seus braços e pernas... você pode querer movê-los um pouco e alongá-los. (Pausa)
Quando você se sentir pronto, sente-se lentamente. (Pausa)
Quando você se sentir pronto, lentamente se levante.
No exercício acima você pode levar a consciência para qualquer parte do corpo: cabelo, couro cabeludo, cérebro, ouvidos, pescoço, pulmões, cada um dos órgãos internos, o aparelho digestivo, pélvis, e qualquer parte do corpo que precise de cura e atenção; abraçando cada parte e enviando amor, gratidão e carinho, enquanto a sustentamos em nossa consciência e inspiramos e expiramos.

Tocando a Terra


A prática de Tocar a Terra é para retornar à Terra, às nossas raízes, nossos ancestrais, para reconhecer que não estamos sós, mas conectados a toda uma corrente de ancestrais espirituais e consangüíneos. Somos a continuação deles, e com eles continuaremos nas futuras gerações. Tocamos a Terra para largar a idéia de que estamos separados e para nos lembrar que somos a Terra e parte da vida.


Quando tocamos a Terra nos tornamos pequenos, com a humildade e a simplicidade de uma criancinha. Quando tocamos a Terra nos tornamos grandes como uma árvore antiga enviando suas raízes para dentro das profundezas da terra, bebendo das fontes de todas as águas. Quando tocamos a Terra, inspiramos toda a força e estabilidade da Terra, e expiramos nosso sofrimento – nossos sentimentos de raiva, ódio, medo, inadequação e aflição.


Juntamos as palmas para formar um botão da flor de lótus e gentilmente nos baixamos até o chão para que todos os quatro membros (canelas e antebraços) e a nossa testa repousem confortavelmente no chão. Se preferir, você pode se deitar totalmente estendido. Enquanto tocamos a Terra viramos as palmas das mãos para cima, mostrando nossa abertura às Três Jóias: Buda, Darma e Sanga. Mesmo tendo praticado Os Cinco Toques na Terra apenas uma ou duas vezes, já podemos liberar muito do nosso sofrimento e sentimento de alienação e nos reconciliar com os nossos ancestrais, pais, filhos e amigos.


Os cinco toques na Terra
    

1. Com gratidão, eu me curvo a todas as gerações de ancestrais da minha família consangüínea.
[Sino]
[Todos tocam a Terra]


Vejo minha mãe e meu pai, cujo sangue, carne e vitalidade estão circulando em minhas próprias veias e nutrindo cada célula dentro de mim. Através deles, eu vejo meus dois avôs e duas avós. As expectativas, experiências e sabedoria deles foram transmitidas desde muitas gerações de ancestrais. Eu carrego em mim a vida, o sangue, a experiência, a sabedoria, a felicidade e mágoas de todas as gerações. O sofrimento e todos os elementos que precisam ser transformados, eu estou praticando para transformar. Abro o meu coração, carne e ossos para receber a energia do discernimento, do amor e experiência transmitidos a mim por todos os meus ancestrais. Vejo minhas raízes em meu pai, mãe, avôs, avós, e todos os meus ancestrais. Eu sei que sou apenas a continuação desta linhagem de ancestrais. Por favor, apóiem, protejam e transmitam a mim sua energia. Sei que onde quer que os filhos e netos estejam os ancestrais também estão. Sei que os pais sempre amam e apóiam os seus filhos e netos, embora eles nem sempre sejam capazes de expressar habilidosamente este amor por causa das dificuldades que eles próprios encontraram. Eu vejo que meus ancestrais tentaram construir um modo de vida baseado em gratidão, alegria, confiança, respeito e bondade amorosa. Enquanto continuação dos meus ancestrais, eu me curvo profundamente e permito que a energia deles flua dentro de mim. Peço aos meus ancestrais o apoio, proteção e força deles.
[Três respirações]
[Sino]
[Todos se levantam]
    

2. Com gratidão, eu me curvo a todas as gerações de ancestrais da minha família espiritual.
[Sino]
[Todos tocam a Terra]


Vejo em mim os meus professores, àqueles que me mostrou o caminho da compreensão e do amor, o modo de respirar, de sorrir, perdoar e viver profundamente no momento presente. Eu vejo, através dos meus professores, todos os professores de muitas gerações e tradições, retrocedendo àqueles que iniciaram a minha família espiritual há milhares de anos atrás. Vejo Buda ou Cristo ou os patriarcas e matriarcas como professores, e também como ancestrais espirituais meus. Vejo que a energia deles e àquela de muitas gerações de professores entraram e mim e estão criando paz, alegria, compreensão e bondade amorosa em mim. Sei que a energia destes professores tem transformado profundamente o mundo. Sem Buda e todos estes ancestrais espirituais, eu não saberia a maneira de praticar para trazer paz e felicidade à minha vida e à vida da minha família e sociedade. Abro o meu coração e o meu corpo para receber a energia da compreensão, da bondade amorosa, e proteção daqueles que são Despertos, os seus ensinamentos e comunidade de prática atravessando muitas gerações. Eu sou a continuação deles. Eu peço a estes ancestrais espirituais que me transmitam a sua fonte infinita de energia, paz, estabilidade, compreensão e amor. Eu me comprometo a praticar para transformar o sofrimento em mim e no mundo, e transmitir a energia deles às futuras gerações de praticantes. Meus ancestrais espirituais podem ter tido as suas próprias dificuldades e nem sempre terem sido capazes de transmitir os ensinamentos, mas eu os aceito como eles são.
[Três respirações]
[Sino]
[Todos se levantam]
    

3. Com gratidão, eu me curvo a esta terra e a todos os ancestrais que a tornaram acessível
[Sino]
[Todos tocam a Terra]


Vejo que sou um todo, protegido e nutrido por esta terra e todos os seres vivos que estiveram aqui e tornaram a vida fácil e possível para mim através de todos os esforços deles. Vejo Zumbi dos Palmares, Antônio Conselheiro, Joaquim Nabuco, D Pedro I, Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), Getúlio Vargas, D. Hélder Câmara e tantos outros homens e mulheres conhecidos e desconhecidos que lutaram para que pudéssemos viver vidas melhores. Vejo todos aqueles que fizeram deste país um refúgio para pessoas de tantas origens e etnias, através de seus talentos, perseverança e amor – aqueles que trabalharam pesado para construir escolas, hospitais, pontes e estradas, protegendo os direitos humanos, desenvolvendo a ciência e tecnologia, e lutando por liberdade e justiça social. Eu me vejo em contato com os meus ancestrais ameríndios que viveram nesta região por tanto tempo e conheceram as maneiras de viver em paz e harmonia com a natureza, protegendo as montanhas, as florestas, os animais, a vegetação e os minerais desta terra. Eu sinto a energia desta região penetrando no meu corpo e espírito, apoiando-me e aceitando-me. Eu me comprometo a cultivar e manter esta energia e a transmiti-la a futuras gerações. Eu me comprometo a dá minha contribuição na transformação da violência, do ódio e delusão que ainda repousam profundamente na consciência coletiva desta sociedade para que as futuras gerações tenham mais segurança, alegria e paz. Eu peço a esta terra o seu apoio e proteção.
[Três respirações]
[Sino]
[Todos se levantam]
  

4. Com gratidão e compaixão, eu me curvo e transmito minha energia para àqueles a quem amo.
[Sino]
[Todos tocam a Terra]


Toda a energia que recebi, eu quero agora transmitir ao meu pai, a minha mãe, e a todos os que amo, todos os que sofreram e se preocuparam comigo e por minha causa. Sei que não tenho sido suficientemente consciente na minha vida cotidiana. Também sei que aqueles que me amam tiveram suas próprias dificuldades. Eles sofreram porque não tiveram a sorte suficiente de ter um ambiente que estimulasse o desenvolvimento total deles. Eu transmito minha energia a minha mãe, ao meu pai, aos meus irmãos, minhas irmãs, meus amados, meu marido, minha esposa, meu companheiro, minha filha e meu filho, para que a dor deles seja aliviada, para que eles possam sorrir e sentir a alegria de estar vivo. Eu quero que todos eles sejam saudáveis e alegres. Eu sei que quando eles estão felizes, eu também estou feliz. Eu não mais sinto ressentimento com relação a eles. Eu oro para que todos ancestrais das minhas famílias espirituais e consangüíneas foquem suas energias em direção a cada um deles, para protegê-los e apoiá-los. Sei que não estou separada deles. Sou una com àqueles que eu amo.
[Três respirações]
[Sino]
[Todos se levantam]
     

5. Com compreensão e compaixão eu me curvo para me reconciliar com todos àqueles que me fizeram sofrer.
[Sino]
[Todos tocam a Terra]


Abro o meu coração e envio minha energia de amor e compreensão para todos os que me fizeram sofrer, para àqueles que destruíram muito da minha vida e das vidas daqueles que amo. Agora sei que estas pessoas estavam atravessando muito sofrimento e que os corações delas estavam sobrecarregados de dor, raiva e ódio. Sei que qualquer pessoa que sofre tanto assim fará sofrer àqueles que estão a sua volta. Sei que elas podem ter sido infelizes, nunca tendo a chance de ser cuidadas e amadas. A vida e sociedade lhes proporcionaram tantas misérias. Elas foram injustiçadas e maltratadas. Elas não foram conduzidas ao caminho do viver consciente. Elas acumularam percepções errôneas sobre a vida, sobre mim, sobre nós. Elas nos trataram injustamente e as pessoas que amo. Oro aos meus ancestrais das minhas famílias espirituais e consangüíneos para canalizar a energia do amor e proteção para estas pessoas que nos fizeram sofrer, para que os corações delas possam receber o néctar do amor, e desabrochem como uma flor. Oro para que elas possam ser transformadas para experimentarem a alegria de viver, para que elas não continuem causando sofrimento a elas mesmas e aos outros. Vejo o sofrimento delas e não quero guardar quaisquer sentimentos de ódio ou raiva dentro de mim com relação a elas. Não quero que elas sofram. Canalizo minha energia de amor e compreensão a elas e peço a todos os meus ancestrais que as ajudem.
[Três respirações]
[Sino]
[Todos se levantam]

Tratado de Paz na Terra
Folha de compromisso


Aqui estão vários passos que podemos dar para reduzir o impacto das nossas pegadas ecológicas. Por favor, dê uma olhada rapidamente e, se sentir-se inspirado, comprometa-se a alguns ou muitos dos itens marcando os espaços em branco com um √ ou um X nos espaços e branco. Quando tiver terminado, por favor, copie os seus compromissos numa folha de papel para que possa carregá-la consigo como um lembrete.
Eu,____________________________________ comprometo-me a:
___ Andar ou pedalar até o trabalho ___ dias por semana.
___ Andar ou pedalar até os lugares dentro de um raio de 8 km.
___ Coletivizar o carro para ir ao trabalho ou usar transporte coletivo.
___ Reduzir viagens de avião para menos de ___ horas de vôo por ano.
___ Ter um dia sem carro uma vez por semana.
___ Ter um dia sem carro uma vez por mês.
___ Trabalhar em casa uma vez por semana.
___ Reduzir as viagens de carro em ___ por cento.
___ Usar escadas, não elevadores.
___ Ter um dia sem eletricidade uma vez por semana.
___ Fazer uma revisão elétrica de minha casa e melhorar sua eficiência.
___ Comprar e instalar painéis solares em casa.
___ Comprar fontes renováveis de eletricidade (vento, geotérmico)
___ Secar roupas ao ar (sem usar secadora).
___ Reduzir o uso de secadores de cabelo e aparelhos elétricos.
___ Apoiar os fazendeiros e reduzir a quilometragem dos alimentos comprando produtos locais.
___ Plantar frutos em casa.
___ Não usar pesticidas e herbicidas.
___ Comprar ___ por cento de alimentos orgânicos.
___ Unir-me a um grupo Comunitário de Apoio a Agricultura (CSA) perto de minha casa.
___ Trocar as lâmpadas de casa pelas florescentes compactas.
___ Não usar ar condicionado em casa.
___ Reduzir o uso do ar condicionado para ___ graus.
___ Reduzir o aquecimento de casa para ___ graus.
___ Instalar um termostato programável em casa.
___ Instalar material de isolamento de economia de energia nas janelas de casa.
___ Só comer alimentos vegetarianos.
___ Dirigir um veículo de combustivo econômico.
___ Evitar comprar itens descartáveis com muitas embalagens.
___ Substituir os guardanapos, toalhas e pratos de papel por equivalentes reutilizáveis.
___ Usar a biblioteca, ao invés de comprar livros, o tanto quanto possível.
___ Usar bolsas de pano ou reutilizáveis para fazer compras.
___ Usar produtos de limpeza biodegradáveis.
___ Converter os restos de cozinha em adubo.
___ Estimular a reciclagem no escritório/escola.
___ Partilhar revistas e catálogos doando-os para clínicas, etc.
___ Reutilizar e reciclar todos os itens possíveis.
___ Comprar roupas em lojas de roupas usadas.
___ Cultivar plantas nativas e tolerantes a seca onde aplicável.
___ Plantar ___ árvores na minha vizinhança.
___ Desligar os computadores quando não estiverem em uso.
___ Instalar uma faixa elétrica nos equipamentos para evitar o gasto de eletricidade fantasma.
___ Programar o computador e monitor para desligar após dez minutos de inatividade.
___ Reduzir o uso de água quente em ___ por cento.
___ Tomar somente curtos banhos quentes.
___ Instalar uma unidade de aquecimento solar de água.
___ Reutilizar água.
___ Dar descarga somente quando necessário.
___ Desligar a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou barbeando.
___ Reduzir o consumo geral de água em ___ por cento.
___ Instalar um sistema para capturar e armazenar água da chuva.
___ Recolher lixos jogados ao longo da rota da caminhada ou corrida.
___ Estimular os amigos a se comprometerem com os itens desta lista.
___ Educar-se em questões ecológicas.
___ Escrever artigos/estórias que ajudem os outros a entrarem em contato com o ecossistema deles.
___ Meditar uma vez por semana sobre o meu relacionamento com o ecossistema no qual vivo.
___ Meditar uma vez por semana sobre como posso reduzir o meu consumo, e agir sobre isto.
___ Escrever para os políticos regionais e nacionais reivindicando legislação ambiental mais efetiva.
___ Apoiar as organizações ambientais locais.
Adiciono a minha própria proposta de comprometimento aqui:
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
Por favor, envie-me um email para me lembrar dos compromissos que assumi e receber maiores informações sobre projetos ecológicos no Mosteiro Deer Park.
Email:____________________________________________________________
Eu me comprometo a praticar os itens acima que marquei para reduzir o impacto ecológico do meu estilo de vida.
Assinado:_____________________________________________________
Data:__________________________
Enviar para: Deer Park Monastery,
2499 Melru Lane, Escondido, CA 92026


NT Gathas são versos que inspiram a nossa prática meditativa na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário